Neste sábado, 12, Oscar Piastri conquistou sua segunda pole position da temporada — e da carreira — no GP do Bahrein. O piloto da McLaren, que já havia sido o mais rápido nos segundos e terceiros treinos livres, desbancou a concorrência ao marcar 0.168s a menos que George Russell, da Mercedes, e 0.334s a menos que Charles Leclerc, da Ferrari, que completaram o top-3.
A decepção do dia ficou por conta da dupla que lidera o Campeonato Mundial: Lando Norris e Max Verstappen tiveram uma sessão classificatória abaixo do esperado e vão largar da sexta e sétima posições, respectivamente. Por outro lado, os destaques positivos ficaram por conta de Pierre Gasly, da Alpine, que larga em quinto; Carlos Sainz, da Williams, que parte da oitava colocação e supera seu companheiro de equipe pela primeira vez na temporada; e Yuki Tsunoda, que, pela primeira vez no ano, colocou o segundo carro da Red Bull no Q3.
Q1
Na primeira parte do treino classificatório, as McLarens dominaram, com Lando Norris liderando a tabela. Por outro lado, Gabriel Bortoleto ficou apenas na 18ª posição, atrás de seu companheiro de equipe, Nico Hülkenberg, que foi o 15º e quase se classificou para o Q2. Os eliminados foram:
Ver essa foto no Instagram
- Oliver Bearman (20º), Haas
- Lance Stroll (19º), Aston Martin
- Gabriel Bortoleto (18º), Haas
- Liam Lawson (17º), Racing Bulls
- Alexander Albon (16º), Williams
Hülkenberg, pegou a última vaga do Q2. No entanto, teve a volta deletada e ficou em 15º, só que, depois, os comissários resolveram deletar também o tempo do Q1, jogando-o para 16º. Dessa forma, Albon subiu para 15º. Porém perdeu a oportunidade de disputar a segunda parte da sessão.
Q2
A segunda parte do qualifying começou com um susto: Esteban Ocon, da Haas, rodou e bateu na curva 3, provocando bandeira vermelha. Após seis minutos de interrupção, a sessão foi retomada com dez minutos restantes. Novamente, a McLaren dominou, desta vez com Piastri liderando.
Eliminados no Q2:
- Esteban Ocon (15º), Haas
- Fernando Alonso (14º), Aston Martin
- Nico Hülkenberg (13º), Haas
- Isack Hadjar (12º), Racing Bulls
- Jack Doohan (11º), Alpine
Q3
A parte final da classificação foi eletrizante. Na primeira tentativa, apenas Norris, Russell e Piastri fizeram bons tempos, enquanto os demais ficaram mais de um segundo atrás da marca da pole. Porém, na segunda tentativa, Kimi Antonelli surpreendeu e assumiu a pole provisória. No entanto, Russell logo retomou a liderança, com Leclerc se colocando entre os dois. Piastri, então, fechou sua volta rápida com perfeição e garantiu a pole — a segunda da carreira. Norris ainda completava sua volta rápida, mas decepcionou e ficou apenas na sexta colocação.
Confira a classificação do GP do Bahrein:
- Oscar Piastri (McLaren)
- George Russell (Mercedes)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Kimi Antonelli (Mercedes)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Lando Norris (McLaren)
- Max Verstappen (Red Bull)
- Carlos Sainz (Williams)
- Lewis Hamilton (Ferrari)
- Yuki Tsunoda (Red Bull)
- Jack Doohan (Alpine)
- Isack Hadjar (Racing Bulls)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Esteban Ocon (Haas)
- Alexander Albon (Williams)
- Nico Hülkenberg (Sauber)
- Liam Lawson (Racing Bulls)
- Gabriel Bortoleto (Sauber)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Oliver Bearman (Haas)
Dessa forma, os pilotos largam neste domingo, 13, às 12h, para a quarta corrida da temporada no GP do Bahrein.
O post F1: Piastri é pole no GP do Bahrein apareceu primeiro em Sportbuzz.