Inovação e tecnologia levam educação a estudantes de regiões remotas pelo programa Mediação Tecnológica de Rondônia

Todo programa utiliza recursos com tecnologia de ponta, permitindo que os estudantes interajam com os conteúdos em tempo real, sem que isso comprometa a qualidade do aprendizado

Uma das iniciativas mais transformadoras da educação no estado tem sido destacada pelo Programa de Mediação Tecnológica do governo de Rondônia, que visa garantir o acesso ao conhecimento e reduzir as desigualdades entre os estudantes. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a ação beneficia diariamente mais de 6 mil alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio, em 122 escolas estaduais, utilizando recursos modernos para oferecer formação eficiente a todos, independente da localização.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o impacto da Mediação Tecnológica tornou-se evidente, principalmente às populações rurais ou urbanas, que enfrentam dificuldades de acesso às escolas presenciais devido à distância. “A tecnologia se tornou a ponte de conexão ao conhecimento, garantindo que nenhum aluno fique para trás. Com o programa, o governo assegura inclusão e equidade na educação que chega até às comunidades mais remotas”, ressaltou.

O projeto também atende unidades escolares que necessitam de professores desta etapa de ensino

No programa, o modelo de ensino é estruturado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo composto pela Formação Geral Básica (FGB), pela Parte Diversificada e pelos Itinerários Formativos, com transmissão ao vivo e aulas ministradas em estúdios especializados, atingindo os alunos com clareza e qualidade.

ACESSO AO PROGRAMA

Quem tem acesso ao projeto são estudantes do ensino médio, que moram em locais como: terras indígenas, comunidades ribeirinhas, populações quilombolas, além de áreas de produção agropecuária. Nesse viés, visa atender unidades escolares que necessitam de professores qualificados nos componentes curriculares desta etapa de ensino. A interação ocorre por meio de um sistema digital que facilita o acompanhamento das aulas e o envio de atividades, com total condução dos professores ministrantes, que são capacitados nos componentes curriculares.

Conforme a Seduc, a plataforma utilizada se baseia em tecnologia de ponta, permitindo que os estudantes interajam com os conteúdos em tempo real, sem que isso comprometa a qualidade do aprendizado.

EXPANSÃO

De acordo com a secretária da Seduc, Ana Pacini, a Mediação Tecnológica não é apenas sobre a entrega de conteúdo, mas oferecer uma experiência educativa rica. “Por meio do programa, os estudantes têm acesso à uma vasta gama de materiais educativos, o que fomenta a interação e participação ativa no processo de aprendizado. Além disso, a Mediação oferece suporte individualizado, atendendo às necessidades específicas de cada aluno, e facilita a inclusão digital”, salientou.

Professores ministrantes se reuniram em encontro para fortalecer a inovação nas práticas pedagógicas

A secretária da Seduc, enfatizou ainda que, a ideia de criar o programa surgiu da necessidade de desenvolver uma solução tecnológica que atendesse a todos, de forma equitativa. Com o sucesso do programa, tem gerado convites para intercâmbio de boas práticas com os estados do Amazonas e Goiás, permitindo a troca de experiências e sua expansão, o que contribui para fortalecer o direito universal à educação.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 

No início do ano letivo de 2025, a Secretaria de Estado da Educação promoveu a Semana Pedagógica aos professores do projeto, em Porto Velho, com a participação de 40 profissionais, entre coordenadores pedagógicos, professores, professoras e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O evento teve como objetivo fortalecer a inovação nas práticas pedagógicas, reforçando a colaboração entre educadores e ainda, apoiar a formação contínua de professores.

INOVAÇÃO

O projeto foi lançado em 2016, e alcançou a meta de atender 2 mil alunos em 85 escolas, crescendo substancialmente ao longo dos anos e consequentemente, refletiu impacto positivo na educação do estado. Assim, consolidou-se como uma metodologia inovadora ao oferecer uma das melhores soluções tecnológicas para a educação básica do Brasil, além de promover uma verdadeira transformação no cenário educacional de Rondônia.

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